A cada um o que lhe é devido

753_8629-762x509

O que esperamos do outro ao nos casarmos? Quais são as expectativas femininas? E quais são as expectativas masculinas? Indiscutivelmente, são inúmeras essas expectativas. Algumas são razoáveis, outras nem tanto, é claro. Mas, o fato é que dentre muitas expectativas, existe uma feminina e uma masculina que estão sempre presentes, porque dizem respeito à natureza de cada um.

Mulheres querem ser amadas e homens querem ser respeitados! Mais do que isso: Mulheres, não só desejam, mas precisam de amor e homens, não só desejam, mas precisam de respeito. Isso pode até ser antigo; mas, com certeza, não é antiquado. É uma expectativa e, como disse, uma necessidade também contemporânea.

Porém, depois de uma lutatremenda contra o machismo, vivemos hoje e, já há algumas décadas, o feminismo. Como se passar de um extremo para o outro fosse algo positivo. Se a sociedade sofreu durante longos anos por causa do machismo, o mesmo acontece agora por causa do feminismo. Por que será que não conseguimos buscar o equilíbrio? É por isso que, nesse tempo em que vivemos, podemos perceber muitas relações sendo desfeitas.

Independentemente de qual seja o pensamento de nosso tempo, mulheres anseiam por serem amadas. Entenda amada por cuidada. Como é bom sentir todo amor, cuidado e atenção que nosso amado pode nos dar. Por mais que busquemos independência em muitas coisas, é ingênuo pensar que nossa alma não precisa disso e que só o outro pode nos dar. Eu dependo dele pra receber. É impossível ofertar essa bênção a mim mesma. Apesar de muitas tentarem se convencer do contrário. Esses dias, uma atriz famosa afirmou que sexo ela faz sozinha. Será mesmo? Que triste pensamento feminista! Outro dia, no supermercado uma senhora me falou que o homem só serve para fazer filho. Será mesmo? Que triste pensamento feminista! Honestamente, você concorda com isso?

Se as mulheres anseiam por amor, homens anseiam por respeito. E, como estamos falando de um tempo em que reina o feminismo, digo que muitos deles têm deixado de usufruir dessa alegria no casamento. Como é comum mulheres falarem mal de seu esposo para outras pessoas e, mais lamentável ainda, como é comum mulheres tratarem seu esposo como alguém inútil, inferior, incapaz e, pior, como se fosse filho e não esposo. Mulheres que vivem dando ordens e sermões e cobrando resultados. Atitudes como essas os desmoraliza, os envergonha, os diminui. Que triste atitude feminista!

É possível que, por causa dessas anomalias de pensamento e comportamento, mulheres e homens deixam de verem supridas as n ecessidades respectivas de amor e respeito. Porque, pode ser que, porque não é amada, não respeita. Ou, então, pode ser que porque não é respeitado, não ama. Onde está a origem do problema, na mulher ou no homem? Que dilema! Não sei a resposta. Você sabe! Porque a resposta tem a ver com o que acontece dentro de cada relação. Mas, independente de qual seja a origem do problema, podemos afirmar que amor gera respeito e respeito gera amor. Por isso, cada um deve dar e receber aquilo que lhe é devido!

DA01_170510_01640-762x509

Juliana Coelho dos Santos