Casamento: amor, valores e famílias

Você já ouviu dizer que, quem casa, leva a família do cônjuge de brinde? A história não mente. Ao firmar uma união, é fundamental conhecer e se relacionar com a família do seu amor, afinal o casamento é construído com pessoas que tiveram hábitos, educações e famílias diferentes. Mas, como em qualquer relacionamento, respeitar as diferenças é o maior ato de amor.

Para algumas pessoas, “casar com a família” significa disputa de espaço, falta de liberdade ou desordem na união do casal. É claro que esse pensamento que se difunde cada vez mais entre as pessoas não faz nenhum sentido quando o casal se ama e tem certeza do sentimento que sustenta o relacionamento. Para este, a família não é só um brinde. É uma dádiva.

A psicóloga Laura Caribé conta que é muito difícil pensar em um casamento que existe só entre o casal, sem a comunhão com a família de ambos. “Provavelmente irá gerar atritos no ambiente familiar que terá como consequência uma instabilidade conjugal”, afirma a psicóloga. Além disso, ela explica que somos seres sociais, dependemos das nossas relações e a instabilidade nelas provoca sérios danos na saúde emocional dos indivíduos.

De fato, casamento não é como uma receita de bolo. Todo casal passará por desafios, mas é em cada um deles que se estabelece o amor e a união. Assim como nas conquistas se estabelecem o carinho e a amizade. E, em cada momento, nada melhor do que o apoio de quem você ama e a felicidade compartilhada com pessoas com as quais a vida lhe presenteou. O relacionamento com a família do cônjuge é como um quebra-cabeça: basta encontrar a peça certa para formar um encaixe perfeito.

fotografia-casamento-governador-valadares-ipatinga-cartinga-belo-horizonte-fot+¦grafos-gv-minas-gerais-fotografia-noivas

 

fotografia-casamento-governador-valadares-ipatinga-cartinga-belo-horizonte-fot+¦grafos-gv-minas-gerais-fotografia-noivas

 

(Fotos: Bebel Tostes e Wadson Aguiar)

Nataly Maier
Estudante de Jornalismo e apaixonada por palavras. Encontra na escrita sua melhor forma de comunicação e uma oportunidade para transformar o mundo em sua volta.