Karol e Zaqueu – 10 anos de casados

Feito para Durar. “O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme” 1 Co 13.7 NVT

Permito-me tomar emprestado o título de um ótimo livro que li ano passado para começar minhas palavras a seguir. O conceito de durável ficou para trás, aos 10 anos de casados todos os nossos eletrodomésticos e móveis já estão ultrapassados. Talvez seja o passar do tempo mesmo, mas ando apostando que os materiais e também os relacionamentos, apesar de mais tecnológicos e evoluídos, são muito mais frágeis. Entretanto, não quero discutir engenharia ou durabilidade dos meus utensílios, quero contar o que tenho vivido nos últimos dez anos. Como nos juntamos e como nos encaixamos. Sim: juntar é diferente de encaixar. Acho que até hoje temos muitos encaixes a fazer.

Tudo começa quando decidimos viver juntos. DECISÃO, essa é a palavra. Tudo partiu de uma escolha consciente onde houve uma escolha mútua. Ninguém escolheu para mim e ninguém escolheu para ela, apesar da torcida fomos nós que escolhemos. Alguém certa vez disse, “Escolha seu amor, e ame sua escolha”, cientes da responsabilidade de conviver com alguém não perfeito e incapaz de te fazer feliz. Isso mesmo. Casei com uma pessoa incapaz de me fazer feliz. Aliás, fique bem esperto se alguém prometer lhe dar felicidade, ninguém tem essa fonte a não ser Cristo. Eu encontrei alguém que me ofereceu cumplicidade, parceria, sorrisos e, sobretudo amor. Pude sentir ao longo desses anos que o amor não é um mero sentimento volúvel, mas uma decisão firme ao ponto de não desistir mesmo que tudo se encaminhe para a desistência.

Mas as promessas nem sempre são cumpridas, ás vezes a cumplicidade dá lugar a acusação, a parceria dá lugar a concorrência e os sorrisos dão lugar à cara amarrada. Nesse momento é que o amor acredita, mesmo que todos os indícios nos façam perder a fé. Nesse momento nos olhamos e nos reencontramos um com o outro e voltamos a acreditar sem perder a fé. Alguns desses momentos nos tiram a paz, pois ao olhar para o futuro e perceber que você viverá para sempre ao lado de alguém tão diferente de você dá um frio na espinha. Os pensamentos são diversos, as virtudes agora são problemas. Quando a conheci me encantei por sua conversa fácil e seu senso de humor, agora me irrito por que ela fala demais e ri de coisas sérias. Só que basta um fechar de olhos para me lembrar de como é gostoso ouvir sua voz e do quanto eu quero viver para sempre tendo seus sorrisos, assim sempre tenho esperança de que meu futuro ao seu lado será o melhor.

Viver a dois é uma tarefa difícil, mas pode ser a mais deliciosa das experiências. Se alguém quer experimentar o melhor do casamento, indico ter boas conversas com o inventor. Deus criou o casamento, ele é a fonte eterna de amor. Na falta de perdão, compreensão, de amor, busque de Deus, só nEle é possível manter-se firme. Estar com Cristo é a receita basilar e inegociável para ter um casamento FEITO PARA DURAR. Nisso adicione uma linda mulher, uma companheira fiel, uma amiga confidente, uma amante espetacular, uma parceira espiritual, uma profissional dedicada juntando tudo isso numa única mulher. Em seguida junte ela comigo e você terá noção de quão abençoado e feliz tenho sido.