Entrevista Toccata Musical

Escolher as músicas do casamento não é tarefa fácil. Contratar profissionais de experiência que auxiliem o casal é essencial para ter uma festa com música de qualidade. Há 8 anos no mercado, o grupo Toccata Musical é hoje um referencial de bom gosto na região. O diretor musical do grupo Leandro Tomaz é formado em música pela USP (Universidade de São Paulo) e fala sobre a trajetória do grupo e o novo projeto para 2014, a banda Toccata Festas.

 

Hoje vocês são destaque no cenário de casamento. Quando e como surgiu a ideia de montar um grupo musical?

O grupo TOCCATA MUSICAL existe há oito anos, desde a vinda pra Governador Valadares de seu fundador e diretor musical Leandro Tomaz. Além de projetos desenvolvidos na área de educação musical e realização de concertos musicais, a área de eventos sociais, em especial casamentos, tem crescido muito de alguns anos pra cá, e o grupo TOCCATA MUSICAL surgiu daí, trazendo um grande diferencial que outros grupos da cidade não possuem que é a qualidade técnico-musical de seus componentes, além de repertório exclusivo e personalizado para cada evento.

 

Uma vez definidos os músicos, como é a interação com o casal até o dia do casamento?

Semanalmente, o grupo TOCCATA MUSICAL realiza apresentações musicais onde o cliente tem a oportunidade de conhecer de perto o nosso trabalho. A apresentação é feita toda quinta-feira às 19h30min na Rua Israel Pinheiro, 4365 em parceria com o salão de festas Comemorare e dura em média 50 minutos. Após a apresentação abrimos espaço para que os noivos peçam alguma música que gostariam de ouvir e, estando em nosso repertório, tocamos imediatamente! Essa interação com o cliente é de suma importância, e este é o primeiro contato que o casal faz com a gente. A partir daí é escolhida a formação musical e nós damos todo o suporte musical necessário para a definição do repertório ideal para cada evento que realizamos. Não há nenhuma música que não possamos tocar!

 

Como funciona a escolha das músicas? Qualquer estilo é permitido ou vocês já tem uma setlist pré-montada? 

Cada casal possui uma história: a forma como se conheceram, quais músicas fizeram parte do relacionamento, etc. A escolha das músicas começa por aí. Geralmente temos uma lista de músicas que são mais tocadas e sempre orientamos nossos clientes quando determinados estilos não são permitidos em alguns locais, mas a formação da lista é personalizada, pois cada evento é único! Deixamos que o casal tenha essa liberdade de escolha das músicas, o que fazemos é orientar se ficará bom ou não.

 

Há pouco tempo vocês formaram uma banda de baile. Como vocês enxergam essa nova proposta?

O carro-chefe do grupo TOCCATA MUSICAL é a cerimônia religiosa. Porém começamos a fazer algumas recepções de casamento e vimos a necessidade de um grupo, seguindo o padrão de qualidade TOCCATA, para realização das festas também. Daí surgiu a banda baile, atualmente com o nome de TOCCATA FESTAS, até acharmos um nome mais apropriado.Em geral, os valadarenses quando querem uma banda baile, trazem de outras cidades por valores às vezes incompatíveis com o mercado local. Nós oferecemos atualmente uma banda completa nos moldes das grandes capitais, com excelente qualidade musical e com preços bem mais acessíveis. Já fizemos algumas apresentações e o resultado tem sido positivo.

 

Qual a dica que vocês dariam para noivas que estão procurando músicos para casamento?

A primeira coisa é olhar com antecedência. Procure saber se o grupo musical a ser contratado possui boas indicações, se é bem requisitado e tem o repertório de músicas sempre atualizado. Procure saber também sobre quem são os componentes e suas respectivas formações musicais. São algumas dicas importantes, mas nada se compara a assistir uma apresentação ao vivo e saber se o grupo realmente irá atender com maestria o seu evento!

 

GF_140412_156

 Parte da formação do grupo Toccata

RR_1401251142

 Toccata Festas

Marie Castro
Jornalista, e como tal, sempre curiosa e atrás de boas histórias. No meu trabalho encontrei as mais belas histórias de amor contadas através da fotografia, e a cada dia me delicio na arte das palavras e das imagens.